quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comida x Proteção


Andei pensando e percebi que durante alguns anos muitas vezes usei a comida como uma proteção.

Li, que muitas mães, ao menor choro da criança dão mamadeira, a criança que estava sentindo um desconforto qualquer, que não era fome, vai assimilando toda vez que eu sentir "isso" é fome. Outras mães sentem-se culpadas por trabalhar fora e todos os dias trazem uma guloseima para os filhos, com o tempo o filho assimila toda vez que eu passar por um desconforto, me sentir sozinho tenho que ser recoonpensado com comida. Não me lembro de passar por essas situações, mas sei que algumas vezes achei que merecia doces, chocolates, sorvetes, pastéis, Mc Donald's ,afinal eu estava tão cansada, me sacrificava em outros aspectos, que precisava de uma recompensa.

Não sei vocês, mas já eu já me peguei pensando:

1-)As pessoas são felizes sempre, então tenho que ser feliz sempre.
2-)Não posso me frustrar.
3-)A vida já é tão dura então deixa eu ter um bom momento tomando um sorvetinho.
4-)O dia hoje foi tão corrido eu mereço essa barra de chocolate e esse sofá.

E o que tenho pensado:

1-) As pessoas não são felizes sempre, eu não preciso ser feliz sempre.
2-) Eu posso e vou me frustrar, faz parte da vida, tenho que aprender a lidar com todas as situações. A vida não é um conto de fadas. Por que eu acho que a minha tem que ser?
3-) A vida é "dura" para todo mundo, não é comendo um docinho que deixa ela mais "mole". Dá prá enfrentar sem arrumar outro problema.
4-)Eu posso até merecer, mas não posso esquecer das calorias que vem junto e que depois eu acho que não as merecia, ou que não foi prá tanto.

Quem está lendo vai achar que eu levo uma vida triste, mas não é isso não, sou feliz, mas já me peguei pensando assim e tentei superar dias, ou sensações ruins comendo. Passa um tempo você não se dá conta porque vira automático, to triste - mereço um chocolate, estou cansada - vou chupar sorvete, deu alguma coisa errada - como bolo, estou sem fazer nada- então é hora de comer brigadeiro de colher. E por ai vai.

Depois que comecei a R.A, percebi que raramente sentia fome, e quando era fome tinha vontade de comer coisas saudáveis. Mas muitas vezes tinha "fome" de bolo, "fome" de pastél, ai eu pensava: espera ai eu acabei de comer, por que estou com "fome" e a única coisa que me vem a mente é uma paçoca? Ai identificava que não era fome coisa nenhuma, era uma ansiedade, uma ociosidade, um cansaço alguma coisa menos fome.

Tenho feito esse exercício de me avaliar. Estou me sentindo melhor em todos os aspectos.

Bjs

Um comentário:

Adriana disse...

Hidely, tá parecendo psicóloga! Achei muito legal seu depoimento, parabéns pela perseverança e auto conhecimento.Um beijo DRI