segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Emagrecer é matemática




É isso mesmo emagrecer é matemática. Se comermos mais calorias do que o nosso organismo gasta: engordamos. Se comermos menos calorias do que nosso organismo gasta: emagrecemos. Se equilibrarmos calorias ingeridas com calorias gastas: mantemos o peso. Claro que existem exceções.

Se é assim o que vamos fazer para emagrecermos tem que ser alguma coisa que vamos conseguir manter, se não voltamos a engordar.

Por muitas vezes iniciei várias dietas. Até emagreci mas não consegui manter e voltei a engordar. E isso criou em mim uma certa ansiedade só de ouvir as palavras regime, dieta...já associava a períodos de restrição e uma nova frustração. Há muito tempo não estava satisfeita com meu peso, mas não queria passar por isso de novo e fui adiando esse "Daqui prá frente" na minha vida...pensei muito sobre estratégias, li muito sobre regimes e exercícios físicos, orei bastante pedindo força a Deus, por que não queria apenas iniciar um novo regime...eu quero emagrecer e manter o peso que eu alcançar.

Até que chegou o dia que eu resolvi encarar o desafio...Como tinha conciência que tinha que ser algo duradouro fui com calma:

1ª semana - apenas troquei o leite com nescau por café com leite e adoçante, me contentei por essa troca e comemorei ao final da semana por ter ficado uma semana mais saudável que as outras que eu vinha vivendo. Isso me ajudou a não ficar ansiosa.

2ª semana - comecei a comer no café da manhã banana com linhaça. E diminuir o pão. Fiquei feliz por ter dado mais um passo por ter ficado mais uma semana mais saudável que as outras que eu vinha vivendo. Isso me ajudou a continuar não ansiosa.

3ª semana - comecei a substituir alimentos calóricos pelos menos calóricos e evitar alguns alimentos. Da mesma forma - comemorei as pequenas mudanças e passos que consegui dar.

4ª semana - mantive o que já tinha conseguido mudar, fiz o blog para "dar um UP" e comecei a fazer esteira.

5ª semana - Está apenas iniciando. Mas estou feliz por ter conseguido me manter até aqui, tranquila, sem muita ansiedade e com vontade de continuar.

E o que não faltou nestas semanas foi oração. Acredito que as orações tiveram um papel essencial, para essas conquistas. João 14:14 " O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". Salmo 37:4 "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coracao".


E o meu desejo é além de emagrecer é ajudar pessoas a emagrecerem.

Resumindo:

*Dê um passo de cada vez.
*Comemore cada passo.
*Lembre-se emagrecer é para vida toda.
*Conte com a juda de Deus. Salmo 46: 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente no dia de angústia.
*Tenha o "seu" motivo para emagrecer.

Bjs